Quais alimentos ajudam no combate contra o mau-hálito?

Você sabia que o mel, a maça, a cenoura, o pepino e a água podem auxiliar, e muito, na eliminação do mau-hálito, ou simplesmente “halitose”? Além deles existem outros, mas vamos descobrir porque eles podem ajudar bastante!

Na luta contra o mau-hálito, os homens e as mulheres procuram inúmeras formas de aliviar os sintomas causados pela halitose, que hoje tem mais de 95% de chances de ser curada. Com isso, acabam praticando dezenas de dicas e, mesmo assim, ainda percebem que não conseguiram dar um fim ao problema.

A halitose pode acontecer em diversas intensidades, portanto, a receita que funcionou para o seu amigo pode não funcionar em você, assim como a que funcionará em você poderá não funcionar em outra pessoa. Logo, a forma mais prática de conseguir uma ideia de como está o seu problema é, obviamente, visitar um odontologista.

Você pode, porém, consumir alguns alimentos que ajudam na eliminação da halitose. Embora contribuam para a eliminação do problema, eles não acabam com ele. Então, confira alguns dos alimentos que combatem a halitose.
Mel
Já sabemos que o mel pode ajudar no tratamento de doenças como gripe, asma, amigdalite, bronquite, problemas de circulação e dos músculos, certo? Mas o que muitos não sabe, ainda, é que ele também é um ótimo auxliar no combate contra o mau-hálito. Suas propriedades são o segredo, pois elas inibem o avanço da halitose, assim como podem aliviá-las. Isto não significa que você tomará hoje a amanhã notará os efeitos, NÃO. É necessário ter um hábito regular: Pelo menos 2 colhes médias por dia.

Ou se preferir, poderá fazer um gargarejo todas as manhãs com chá de mel e pó de canela. Basta você misturar o pó de canela em água quente, adicionar o mel e fazer o gargarejo. Com essa receita, sua respiração ficará fresca durante todo o dia.
Maçã, cenoura e pepino
Vocês sabiam que a maçã, a cenoura e o pepino, em conjunto com a limpeza realizada pelo fio-dental e escova de dentes, também podem ajudar na limpeza dos dentes e, de quebra, impedindo o acúmulo de bactérias, assim como livrando sua boca de possíveis odores? Pois é! Este é um dos valores desses três alimentos para a nossa saúde bucal.

Vocês sabiam, ainda, por que esses alimentos são chamados de “detergentes”? Justamente pelo que foi dito acima! Mas é importante lembrar que eles devem ser consumidos com casca! E só para constar o resultado imediato deles, tente fazer o seguinte teste:

  • Quando sentir que os dentes estão asperos, mastigue esses três alimentos;
  • Não mastigue com pressa;
  • Mas antes de mastigá-los, passe a língua sobre os dentes e constante que eles realmente estão asperos;
  • Agora sim, mastigue-os;
  • Mastigou? Passe a lingua novamente sobre os dentes e você sentirá que eles estão lisinhos.

Cuidados complementares

Nunca, jamais, esqueça a importância da água para a sua saúde. Ela não é especifica apenas na hidratação do corpo, assim como na eliminação de bactérias por meio da urina, mas também é importante para ajudar, junto aos outos métodos, na eliminação do máu-hálito! Ou seja, quanto mais água você beber, mais saliva terá na boca, e isso ajuda na remoção das bactérias, que não encontram um ambiente para se hosperam.


Recomendamos: