Quais alongamentos fazer antes de correr

Evite lesões fazendo alongamentos antes de correr.

Corridas e caminhadas são ótimos exercícios aeróbicos, mas que podem causar lesões se seu corpo não estiver preparado para fazê-lo. Por isso é sempre importante fazer alongamentos antes de qualquer atividade física que apresente um desgaste físico maior, seja uma corridinha no parque ou uma partida de futebol com os amigos. O alongamento deve ser feito antes e depois do treino.

Os alongamentos devem ser feitos antes e depois do treino.

Para corrida devemos a exercitar nossas articulações. Primeiro faça o aquecimento do tornozelo. Mantenha a ponta do pé fixa no chão e faça movimento rotativos, sem deixar o calcanhar encostar no chão. Faça rotações nos sentidos internos e externos. Feito isso com ambos os tornozelos começaremos a aquecer a articulação do joelho.

Fique de pé e mantenha uma perna parada como base. Com outra perna faça flexão e extensão, sem encostar a perna no chão. Não tenha pressa, faça movimentos leves e sem velocidade. Após isso faça rotação do quadril,mantenha a perna base imóvel, com a outra faça o seguinte ação: dobre o joelho e levante até a cintura e faça movimentos circulares no sentido externo da coxa, depois repita a mesma ação no sentido interno.

Depois alongue o quadríceps (músculo coxa), fique em uma perna só (como um saci) e segure, atrás do quadril, o pé que está fora do chão. Depois desse alongamento levante o joelho um pouco acima altura da cintura e segure. Faça o mesmo com a outra perna. Feito isso vamos seguir para o próximo alongamento.

Coloque o calcanhar no chão e mantenha perna estendida um pouco à frente de seu corpo, com outra perna dobre um pouco o joelho. Segure a ponta do pé da  perna estendida. É ideal para alongamento da panturrilha.

Faço exercício rotativo de quadril. Com as mão na cintura gire o quadril como se estivesse brincando com um bambolê. Faça movimentos devagar.

Devemos também alongar os membro superiores. Em pé, segure o punho do membro superior direito com a mão esquerda. Isso força o membro superior direito contra o tronco. A cabeça vira para o lado oposto. Repita do outro lado.

Por fim, fique pé, com membro superior direito elevado e flexionado sobre a cabeça. Com a mão esquerda force o cotovelo para baixo. Faça de ambos os lados.

Para visualização práticas dos alongamentos confira esse vídeo.


Recomendamos: