Quais são os benefícios da Pitomba?

A pitomba, ou olho-de-boi, também conhecida como caruiri é uma fruta encontrada na Amazônia, na mata Atlântica e no nordeste, mas que ainda não caiu no gosto popular do brasileiro. Se sabor doce e ácido agrada muitas pessoas.

Você já ouviu falar da pitomba? A pitomba, ou olho-de-boi, também conhecida como caruiri é uma fruta encontrada na Amazônia, na mata Atlântica e no nordeste, mas que ainda não caiu no gosto popular do brasileiro. As regiões norte e nordeste são as maiores consumidoras da pitomba.

Pitomba madura

A polpa dessa fruta fica dentro de uma casca dura e quebradiça de cor marrom, mas quando está madura a cor fica alaranjada. Sua polpa é esbranquiçada e carnuda, com um sabor doce, mas levemente ácido. Não existe restrição ao consumo da polpa. A fruta só se serve ao consumo ao natural, raramente é empregada na elaboração de sucos, licores, doces ou sorvetes. No carnaval de Pernambuco existe até um bloco que faz alusão a fruta “Pitombeiras dos Quatro Cantos”

A pitomba é rica em vitamina C, mas essa não é sua única utilidade. As folhas dessa fruta são ricas em tanino, uma substância natural que é utilizada para impedir que o couro apodreça no processo de curtição. Ainda se estuda a possibilidade dessa fruta possuir uma proteína especial que ajudaria proteger plantações de cana-de-açúcar e café contra alguns tipos de fungo.


Recomendamos: