Qual colírio usar nos olhos? Quais cuidados tomar?

Colírios não são todos iguais, assim como seus efeitos.

Você sabe usar corretamente um colírio? No verão muitas pessoas passam a se medicar sem saber quais as consequências que isso pode acarretar para saúde de seus olhos. Doenças como glaucoma e catarata podem aparecer com o abuso desse remédio.

O que é um colírio?

Antes de qualquer informação seja passada, você sabe dizer o que é um colírio? O colírio é uma formula farmacêutica líquida e estéril destinada ao uso oftálmico. Engana-se quem pensa que só existe um tipo de colírio, existem os  para clarear os olhos (Moura Brasil, Lerin, etc.), lubrificar em casos de secura (Fresh Tears, Ecofilm, Systane, Lacrifilm, Trisorb…), antibióticos para tratar infecções oculares (Tobrex, Cloranfenicol), antiinflamatórios (Still, Voltaren colírio), antialérgicos (Cromolerg), tratamento de glaucoma (Cosopt, Trusopt), a variedade chega a espantar. No caso de conjuntivites existem variações no tipo do colírio a ser usado.

Como utilizar

Antes de você se aventurar com colírios procure um oftalmologista que indicará, se precisar, um colírio adequado pra seu tipo de problema. Existem cuidados que você pode tomar.

A maioria dos colírios não deve ser usada quanto estamos com lentes de contato, retire-a para depois aplicar o remédio para os olhos. Não devemos compartilhar nosso colírio ou aceitar de outros, não sabemos a procedência do material. Depois de usar colírio pelo tempo prescrito não há motivo para usá-lo mais, jogue fora o material. Se o médico prescreveu o uso de dois tipos de colírio diferente, aplique-os com pelo menos 3 minutos de intervalo.

Lave as mãos, movimente a cabeça para trás, olhe para cima e use a ponta do dedo para puxar suavemente a pálpebra para baixo até formar uma “bolsa”. Em seguida pingue o colírio no olho tomando o cuidado para não deixar a ponta do frasco tocar seus olhos. Por fim pressione suavemente o lado nasal dos olhos com o dedo indicador e permaneça com eles fechados por 30 segundos.


Recomendamos: