Qual é a idade máxima para engravidar? Existe um limite?

Saiba qual é a idade indicada para ter filhos e descubra quais são as vantagens em se ter uma gestação tardia. Veja também quais são os risco de uma gestação desse tipo.

Conheça os riscos de ter um gestação tardia

Antes da menopausa uma mulher pode engravidar normalmente, no entanto existe restrições em relação a idade para se ter filhos. Depois de certa idade ter um bebê é uma situação de risco, tanto para mãe quanto para criança, que pode carretar em má formação do feto.

Gestação tardia

A gravidez é considerada tardia quando a gestante tem 35 anos ou mais. Isso ocorre porque nessa idade a fertilidade da mulher começa a cair em um ritmo gradativo, porém constante. Quando a mulher passa dos 40 essa queda de fertilidade é mais acentuada. Se concepção ocorrer nesse período o risco de aborto natural é maior, além do aparecimento de problemas como diabetes gestacional ou hipertensão. A gravidez tardia deve ser sempre acompanha por um médico.

Existe algumas vantagens em ser uma mãe mais velha, a primeira que podemos citar logo de cara é a estabilidade financeira, outro  fator que favorece as gestantes tardias é a capacidade de ser mais fácil para essas mães de abrir mão de certas coisas.

A idade ideal

Como já dizia o ditado “mãe só muda de endereço”, não importa a idade toda mãe vai se preocupar e tentar dar o melhor para sua criança. Muitos especialistas e mulheres concordam que a idade mais vantajosa para se ter um filho é entre 25 aos 34 anos. Nesse período elas não apresentam o risco de uma gravidez tardia e possuem certa maturidade para  criar um filho.


Recomendamos: