Qual é a melhor idade para colocar o filho na creche

O seu filho está crescendo e você está começando a notar a necessidade de colocá-lo em uma creche? Saiba, antes de tomar qualquer decisão, que diversos motivos (prós e contras) devem ser levados em consideração antes de matricular seu filho em uma creche. Entre os prós, podemos citar, dependendo da creche, a qualidade de aprendizado, ou mesmo a quantidade de brinquedos para distração, assim como a alimentação em hora certa, etc.

Partindo para os contras, a creche poderá ser um ambiente de difícil adaptação nas primeiras semanas, principalmente pelo seu filho estar em um ambiente que nunca esteve antes. Na verdade, a maior adaptação do seu filho será, em tese, se acostumar com sua ausência.

Não existe uma idade “X” para você colocar seu filho em uma creche, pois na verdade, isto acontecerá em consequência de seus compromissos e necessidade de voltar a sua rotina de trabalho para ajudar nas despesas da casa, principalmente na compra de roupinhas e calçados para a criança. A idade menos pior para colocar seu filho em uma creche gira em torno dos 2  a 3 anos (Recomendo aos 3 anos). Mas se ainda não conseguiu motivos para tomar a decisão, veja alguns tópicos abaixo.

Prós e Contras: Creche

  • Prós: O Desenvolvimento do seu filho acontecerá em menos tempo;
  • Contra: Sua ausência será muito ruim para ele nas primeiras semanas;
  • Prós: Ele será bem cuidado, e receberá alimentação em horas programadas;
  • Contra: Ele poderá ficar ficar doente com mais facilidade;
  • Prós: Será um espaço profissional de lazer, cuidados físicos e emocionais

No fim das contas, existem mais prós do que contras, entretanto, citei apenas os 5, sendo 3 prós e 2 contras. Mas não se preocupe, pois você poderá fazer o acompanhamento de adapção do seu filho na primeira semana, podendo tirar suas conclusões se realmente ele está pronto para continuar, ou ainda precisa estar em baixo de seus cuidados.


Recomendamos: