Qual é o consumo de energia de um ventilador?

Já parou para imaginar qual o peso em dinheiro de um ventilador na conta de luz que vem no fim do mês? Pois é, com certeza você nunca tinha pesquisado antes, mas saiba que não há porque se preocupar com o consumo de um ventilador de pequeno porte, como o da imagem acima, pois a média dele, em relação a outros aparelhos eletrônicos, é bem menor.

Em questão, não dá para definir com exatidão qual será o consumo mensal de seu ventilador, no entanto, se tomarmos como base em dados fixos, calcular os gastos de um aparelho eletrônico como o ventilador será mais fácil. Por tanto, se você usar seu ventilador todos os dias durante 8 horas, seu consumo será de Kwh 28.8, caso seja um ventilador de teto; No entanto, se for um ventilador pequeno, o consumo abaixa para Kwh 15,6, isso, é claro, se a potência média de watts de seu ventilador de teto for 120, ou no caso do ventilador pequeno, 65.

Se no Brasil, segundo o site da Light do Rio de Janeiro, o Kwh custa cerca de R$ 0,31143, um ventilador de teto consumindo cerca de 28,8 Kwh por mês, aumentará cerca de R$ 8,969184 nas contas de luz da sua casa. Ou seja, não é tão difícil prever quanto um aparelho eletrônico em sua casa gastará, desde que se tenha dados como “potência média de watts; quantos dias será usado por mês; horas que o aparelho ficará ligado por dia; consumo médio mensal de kwh e, por fim, saber o preço do kwh, então é só fazer as contas e ver os resultados.


Recomendamos: