Quando trocar filtro de óleo, filtro de ar e filtro de gasolina?

Saiba como funcina os filtros de seu veículo.

Para manter o seu veiculo sempre em bom estado de funcionamento varias questões devem ser observadas. Algumas delas mesmo parecendo pouco importantes têm função fundamental para manter o seu carro longe da oficina. Vamos explicar a função de três dessas peças e porque e quando trocá-las.

Filtro de Óleo - a função do óleo no veiculo é lubrificar as peças para evitar o atrito. Com o passar do uso o óleo começa a juntar resíduo da queima de combustível o que pode impedir o movimento das peças e dificultar a combustão. Para que isso não ocorra o filtro de óleo retira estas impurezas que com o passar do tempo vão se acumulando, o que resulta no entupimento.  O correto é trocar o filtro junto da troca de óleo.

Filtro de Ar - sua função como o nome indica é filtrar as partículas do ar impedindo sua entrada no motor onde é encaminhado junto do combustível para as câmaras de combustão. Com o tempo o filtro sofre desgaste natural e tem sua malha de filtragem obstruída. O indicado é trocar o filtro de ar a cada 7.500km em média.  Não esqueça de aspirar os resíduos que sobraram no reservatório durante a troca e não deixar o local exposto.

Filtro de Combustível - durante a manipulação do combustível ele acaba acumulando diversas impurezas. Que afetam o desempenho do motor e diminuem a vida útil das peças. A função do filtro é barrar a entrada desses resíduos nocivos no motor de combustão. Sua troca é determinada pelo fabricante do veículo e está impressa no manual do mesmo.


Recomendamos: