Quando trocar velas de ignição

Saiba como previnir um problema que pode prejudicar qualquer passeio.

Todo homem é cuidadoso e preocupado. Quando se trata do seu carro é claro. Não importa se você tem 20 anos ou 40, carro é carro. Fusca ou Civic, o apego é o mesmo. Pensando nisso vamos dar um conselho, para você saber quando é hora de trocar as velas de ignição de seu veículo.

Esquema interno da vela de ignição

Primeiro passo: você sabe o que é uma vela de ignição? Se souber pode pular este parágrafo. Velas de ignição são os componentes responsáveis pela queima do combustível, quando este está dentro das câmaras de combustão. Sua faísca dá início a explosão que impulsiona os pistões, movimentando o motor continuamente.  As velas são compostas pelo pino terminal, isolador de cerâmica, castelo metálico, calafetagem, eletrodo central e ponta de eletrodo central e lateral.

A cada 10.000 km devemos ir a um mecânico para inspecionar o estado das velas. Assim como a fumaça do escapamento, as velas de ignição podem funcionar como indicador para sabermos o estado do motor. O desgaste natural ocorre quando observamos essas seguintes características. Se o pé do isolador estiver levemente amarelado ou marrom, indica que tudo correu bem durante a vida útil das velas. Fique atento, podemos já trocar, mas elas ainda aguentam um pouco.

Se excedermos o desgaste natural das velas a distância entre os eletrodos fica muito grande e a alta voltagem fornecida pela bobina passa a ser insuficiente para causar a faísca. O motor demora para pegar. Existem outros fatores que podem ser observados somente olhando para  a vela de ignição; corrosão dos eletrodos, fuligem preta (carbonização seca), sujeira preta e oleosa (carbonização oleosa), resíduos de chumbo, outros resíduos e impurezas superaquecimento, eletrodos central e lateral fundidos e isolador trincado ou quebrado são somente alguns casos que exigem a troca de velas.

Sempre é bom conhecermos um pouco de mecânica, mas peça sempre ajuda de profissional capacitado e confiável.


Recomendamos: