Reposição Hormonal engorda?

Algumas mulheres rejeitam a reposição hormonal por medo de engordar, no entanto é provado que o fato não está ligado diretamente ao ganho de peso.

A menopausa é um período único na vida das mulheres onde o corpo da mulher sofrerá muitas alterações. A primeira mudança será hormonal. A mulher reduzirá drasticamente sua produção de dois hormônios: estrógeno e progesterona. Para minimizar isso existem remédios que fazem reposição hormonal, no entanto muitas dúvidas cercam seu uso.

Muitas mulheres acreditam que o medicamento pode causar ganho de peso, mas não é verdade. O ganho de peso é normal na menopausa, mesmo em mulheres que não tomam a reposição hormonal. De acordo com a presidente do Departamento de Endocrinologia Feminina da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), Dra. Ruth Clapauch, ao portal Cyber Diet do Terra, esse é um dos muitos mitos divulgados sobre a menopausa.

“O aumento de peso não está relacionado diretamente à reposição hormonal. A mulher engorda devido à própria menopausa e ao processo de envelhecimento. Na reposição as taxas de hormônios serão iguais ou menores que as que o próprio ovário fabricou durante toda vida, sendo utilizada a mesma substância, o mesmo tipo de hormônio, na dose mínima adequada para proteger o osso e proteger o coração”, explica a médica.

A reposição hormonal de estrogênio é prescrita para tratar alguns problemas geralmente associados à menopausa, como ondas de calor, suor noturno, perda de sono e falta de lubrificação vaginal.


Recomendamos: