Resumo sobre os povos da Mesopotâmia

Saiba como essa região influênciou a sociedade moderna

A Mesopotâmia é considerada por muitos como o berço da civilização. Seu território  foi habitado por diversos povos sumérios, babilônicos, hititas, assírios e caldeus cada um com seus costumes, culturas e influência. A região fica entre os Rios Tigre e Eufrates, atual Iraque.

Projeção de como eram os Jardins Suspensos da Babilônia

Povos e suas contribuições

Sumérios - esse povo habitou a região sul do país 4000a.C. e 1900a.C. A maior contribuição desse povo foi sem dúvida a invenção da escrita. Os primeiros traços foram feitos em argila mole, os dizeres tinham forma de uma cunha, por isso chamamos essa escrita de cuneiforme. Esse povo foi responsável pelas primeiras construções com rodas, eles utilizam esses veículos no seu comércio.

Babilônios - a habitação desse povo foi bem mais curta se comparamos com os sumérios, entre 1900a.C e 1600a.C. O primeiro conjunto de leis da história, o código de Hamurabi, é atribuído a esse povo. Algumas expressões desse código estão vivas até hoje “olho por olho, dente por dente”. O calendário e o relógio de sol foram outra contribuição atribuída aos babilônios.

Hititas - Durante 1600a.C. e 1200a.C esse povo habitou a região. A maior contribuição desse povo foi a utilização do ferro e uso dos cavalos.

Assírios - Esse povo habitou o norte da Babilônia e se destacou principalmente pela sua organização militar e suas estratégias de batalha. Não era um povo dedicado a paz, a batalha e  sangue faziam parte de sua rotina.

Caldeus - Esse povo respirava a cultura e a influencia da antiga Babilônia, suas contribuições estão no campo da astronomia. Esse povo habitou a Mesopotâmia entre 612 a.C e 539 a.C. Durante esse período foi construído os Jardins Suspenso da Babilônia, uma das antigas sete maravilhas do mundo.


Recomendamos: