SOLUÇÃO DEFINITIVA!
Oi! Eu me lembro como se fosse hoje o dia em que comprei meu primeiro celular, um LG MG191 (Mini), e alguns anos depois um xing-ling de 4 chips, quando enfim entrei para a linha de smartphones da Samsung. O primeiro foi um Galaxy S3 que durou apenas um ano e, então, a tela de quebrou. Acabei por deixa-lo de lado e naquela mesma semana comprei um Galaxy S4.
Fato é que os smartphones da Samsung são muito bons em seus hardwares, mas péssimos em acabamento, e o que é muito perceptível no topo de linha Galaxy S4. Atualmente eu tenho um e estou bem acostumado com essa parte boa e ruim dele, no entanto fiquei muito chateado quando percebi que de repente o sensor de proximidade havia parado de funcionar corretamente.
Depois que parou de funcionar corretamente, o sensor de proximidade sempre agia como se o rosto ou qualquer outra parte física do corpo estivesse próximo a ele, deixando-o ativo e com a tela desligada. Sendo assim, quando eu fazia uma ligação a tela instantaneamente ficava preta e não acendia quando eu tirava o rosto dela… Ao invés disso, era necessário apertar o botão Home para ativa-la. E no WhatsApp, por exemplo, quando eu tentava ouvir qualquer áudio que fosse, ele saia pela caixa frontal, a mesma utilizada para as ligações. Por fim, acabei encontrando a solução para o problema.
2 Soluções para resolver esse problema
LIMPANDO A POEIRA: Pode parecer esquisito mas em uma grande parte dos casos o problema do sensor de proximidade do Galaxy S4 pode ser resolvido com uma simples “rajada de vento”, isto é, com o passar do tempo existe um certo acumulo de poeira dentro aparelho por meio de entradas como do fone de ouvido e até mesmo na caixa de som frontal, e a solução é simples: basta jogar ar pressurizado na entrada de fone para o problema ser resolvido.
USANDO LINHAS DE COMANDO: Primeiramente, é necessário que seu Galaxy S4 esteja roteado. Se não estiver, veja aqui o passo a passo de como rotear-lo. Agora com o seu S4 roteado, o próximo passo é instalar o aplicativo Terminal Emulator pela Play Store. Enfim, agora você está com seu S4 roteado e com o Terminal Emulator instalado, certo? Então abra o Terminal Emulator e digite as linhas de código abaixo:
$ su
$ echo -en $’\x74′ > /efs/prox_cal
E depois:
$ chown system:system /efs/prox_cal
$ chmod 644 /efs/prox_cal
$ sync
Feito isso, basta reiniciar o dispositivo com o comando: reboot. Depois de reiniciar faça uma ligação de teste para um contato e veja que o seu sensor de proximidade, enfim, voltou a funcionar corretamente.
Observação: Esse problema no sensor de proximidade não é resolvido com a formatação (Full Wipe) do S4 e nem mesmo uma atualização, pois ele está localizado em uma pasta interna na raiz do dispositivo e só pode ser consertada com as linhas de comando acima.