Técnicas para amamentar o bebê

Saiba como fazer a amamentação corretamente.

A amamentação é um período muito íntimo entre uma mãe e seu filho, para tornar esse momento mais único existem técnicas e dicas para auxiliar a mãe a encontrar uma posição mais cômoda. A posição ideal é aquela que ambos, tanto a mãe quanto bebê, fiquem confortáveis.

A posição mais tradicional é a sentada. A mãe fica sentada com o bebê a sua frente, barriga com barriga, quanto mais próximos tiverem mais fácil é a amamentação. Existe uma variação dessa posição, a inversa. A mãe deve segurar o bebê como se fosse uma bola de futebol americano, colocando o corpinho debaixo de sua axila, com a barriga apoiada nas suas costelas. Nessa posição fica mais fácil para o nenê pegar a auréola.

Achado a melhor posição coloque o seio na boca do bebê. Quando o mamilo tocar no lábio inferior do bebê ele abrirá a boca. Nessa hora a mãe deve enfiar o máximo da auréola na sua boca, puxando firmemente sua cabeça para a mama. Em alguns casos recomenda-se que a mãe esvazie um pouco a mama, se o seio estiver muito cheio a boca do bebê acaba escorregando ele não consegue se alimentar. O nenê deve abocanhar quase toda a auréola e não somente o bico do peito

Não faça a amamentação deitada, isso pode causar uma infecção de ouvido no nenê. Quando for termina de amamentar utilize uma técnica chamada “técnica do dedo mínimo”, onde a mãe coloca o dedo mínimo na boca da criança para enganá-la. Quando o bebê começar a mamar o dedo, tire o seio da boca da criança.

A alimentação é importante nesse período, tome bastante água, coma bastante peixe isso ajuda na absorção de ácidos graxos, que ajudam no sistema nervoso e na retina de seu bebê.


Recomendamos: