Tirar Carteira de Trabalho

Tirar Carteira de Trabalho

Em questão a Carteira de Trabalho, está pode ser retirada por qualquer pessoa a partir dos 14 anos, nem que ela comece a registrar informações na carteira depois dos 16 a 18 anos. Com a Carteira de Trabalho, você pode comprar os períodos de tempo que você trabalhou em cada empresa que passou, além de ser por ela que você recebe alguns benefícios.

Não exatamente benefícios apenas por ter a Carteira de Trabalho, mas sim pelo fato de nela estar comprovado que você trabalhou numa empresa de um determinado período até outro, para assim, quando você sair do emprego, receber benefícios como o Seguro Desemprego, Aviso Prévio, 13º, Férias Remuneradas, além de ser contado os seus dias de trabalho no dia de receber a aposentadoria.

Vale lembrar uma coisa: de nada adiantará na aposentadoria se você tiver trabalhado durante 5, 6, 7 a 10 anos numa empresa, sendo que na sua Carteira de Trabalho não consta que você trabalhou todo esse período na empresa, por tanto, é essencial trabalhar de Carteira Registrada.

Como Tirar a Carteira de Trabalho?

Você pode utilizar dois tipos de órgãos públicos mais próximo de sua casa, no seu estado e cidade, sendo eles o PAT ou Poupa Tempo, havendo a necessidade de levar os seguintes documentos:

  • 2 fotos 3×4, fundo branco, coloridas ou preto e branco, iguais e recentes;
  • documento no original ou cópia (autenticada por cartório competente ou por servidor da administração), em bom estado de conservação (sem rasuras e em condições de leitura) e que tenham as informações necessárias ao preenchimento da qualificação civil, ou seja:
  • nome - local de nascimento (cidade/Estado) - data de nascimento - filiação - nome do documento, número e órgão emissor.

Recomendamos: