Tudo sobre a Dengue Tipo 4 - Primeiros sintomas

Passaram-se cerca 25 anos após o último caso de Dengue Tipo 4 registrado no Brasil e, desde então, populações de todo o Brasil vinha sofrendo, ainda, com os ataques de dengues do Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3, mas nada que fosse comparado, ainda, com o Tipo 4. As suspeitas, até o momento, é que esse tipo de dengue tenha vindo diretamente da Venezuela para o nosso país, porém nada confirmado com toda certeza ainda.

A Dengue Tipo 4 pode matar?
Assim como acompanhamos pela televisão diversos casos de pessoas que morreram por causas relacionadas a dengue tipos 1, 2 e 3, não é diferente com a dengue tipo 4. Seu poder de destruíção no organismo não é incrivelmente maior que os outros tipos, porém ela pode ser mais intensa e incontrolável caso a pessoa já tenha tido problemas com dengue algum tempo antes. Ou seja, caso o paciente tenha sofrido com as causas da dengue tipo 1, 2 ou 3, ao ser contaminado com o tipo 4, as chances de ter dengue hemorragica são bem maiores.

Quais são os primeiros sintomas da Dengue Tipo 4?
Os primeiros sintomas são parecidos com a DEN-1, DEN-2 e DEN-3 (Em outras palavras: Tipos 1, 2 e 3): Dores de cabeça frequentes, muita febre, dores por todas as partes do corpo, principalmente nos músculos, diarréias constantes e os mesmos sintomas que estamos acostumados a ouvir em relação aos outros tipos de dengue.

Observação: Estar com muita febre, dores musculares, dores de cabeço e enjoos não são especificamente os primeiros sintomas da Dengue Tipo 4, pois isto pode ser sinal também dos outros 3 tipos de dengue, por isso é muito importante que você vá a um hospital assim que sentir os primeiros sintomas. Não existem tratamentos totalmente eficazes para esse tipo de dengue ainda.


Recomendamos: