Vacinação na Gestação - Datas e Calendário

Siab quais são as vacinas a serem tomadas durante a gestação e quais são proibidas.

A vacinação durante a gestação pode prevenir que a mãe passe alguma doença de sangue ao bebê ou que a mãe possa contrair alguma doença que possa prejudicar o desenvolvimento da criança. O ideal é que as mulheres já estejam vacinadas antes de engravidarem.

Calendário de vacinação

Deve ser ministrada a gestante três doses de vacina dT (dupla adulto contra difteria e tétano), com intervalo de dois meses. A terceira e última vacina deve ser aplicada, se possível, em até duas semanas antes do parto. Se o ginecologista aprovar a mulher poderá tomar a vacina contra hepatite B.

Na primeira vista ao médico ele poderá aplicar a primeira dose da vacina dT e da Hepatite B, dois meses depois a primeiro será a vez da segunda dose da doença. A terceira e ultima dose será aplicada seis meses após a primeira dose. Em qualquer momento da gestação a mulher pode tomar a vacina contra o vírus da gripe a  Influenza (a vacinação ocorre no mês de outubro). A cada 10 anos é recomendável que se tome mais uma dose de dT.

As vacinas vivas (vacina contra sarampo, contra rubéola, contra caxumba, contra febre amarela, BCG) são contra-indicadas em gestantes.


Recomendamos: